Em Cristo, O que temos em Cristo

Em Cristo

Não devemos jamais nos esquecer de que todos nós fomos pecadores porque todos estive­mos em Adão. Todo aquele que nasceu de Adão herdou a natureza de Adão. Quando pecadores, não precisávamos esforçar-nos para perder a calma, contar uma mentira, e assim por diante, uma vez que a vida, natureza e comportamento de Adão fluíam em nós. Ora, a nossa salvação não vem do fato de Deus nos ter tornado bons, mas de ter-nos salvo de Adão colocando-nos em Cristo. De modo que agora, tudo o que é de Cristo flui para dentro de nós. A Bíblia mostra-nos que no momento em que estamos em Adão, pecamos, e que somente permanecendo em Cristo praticamos a justiça. Permita-me lembrar a você e a mim que à espreita, no secreto de muitos de nossos corações, está o erro: a idéia de esperar que Deus nos mude. Mas Deus não faz e jamais fará nada dentro de nós; antes, colocar-nos-á em Cristo.


Nosso padrão de pensamento é que uma vez que a raiz do pecado está em nós, devemos pedir a Deus — depois de sermos salvos — que arranque a raiz do pecado assim como pedimos que o dentista extraia um dente doído de nossa boca. Talvez alguns até mesmo digam a você e a mim que devemos orar pedindo que Deus ex­traia a raiz de nosso pecado. Talvez possam também informar-nos que depois de longo tem­po em oração eles mesmos tiveram êxito nisto e desta forma alcançaram a santidade.

Mas deixe-me apressar-me a dizer-lhe que se você espera que Deus desarraigue o seu pecado, ficará desapontado, pois Deus jamais o fará. O que a Bíblia nos mostra é que todas as obras de Deus foram realizadas em Cristo. Desde o dia em que Cristo morreu, todas as coisas do mundo espiritual foram completadas nele. Deus não pode fazer mais. De modo que se você pedir que Deus faça algo parecido em você, ele não o pode fazer. Você somente pode receber o que ele já fez em Cristo.


Tudo está em Cristo. Você espera, em oração, ver uma luz especial ou ouvir alguma voz especial dizendo-lhe que seu pecado particular agora está sendo erradicado? Ou procura uma sensação distinta que o encha de alegria? Você pode pensar que estas coisas sejam boas; em verdade, entretanto, isto mostra que seu coração é ímpio e incrédulo. Pois tudo o que Deus faz ele o faz em Cristo, não em você. De modo que agora não é mais o que Deus faz em você mas o que Deus fez em Cristo.

E ao crer nesta última alternativa, você a receberá. Somente a possuirá apropriando-se dela em Cristo.
Amiúde quando enferma a pessoa pensa que ficará bem se tão-somente Deus a tocar com o dedinho. Mas Deus já o curou em Cristo; não pode fazer mais nada em você. Se você crer nisto e apropriar-se deste fato em Cristo, deveras ficará são e saudável. Você está pensando em vitória? A vitória de Cristo somente é seu triun­fo. Deseja vencer o mundo? Outra vez, foi Cristo quem venceu o mundo. Ou você espera que Deus faça algo para você algum dia? Permita-me dizer uma vez mais: não; Deus já fez tudo para você em Cristo. Logo a vitória não é questão do dia atual, porque Cristo já triunfou. Que Deus nos possa dar revelação tal que possamos ver o que já temos em Cristo.
Se não cremos, nada recebemos; mas se cremos temos tudo. Em Cristo estão a vitória, a justificação, a santificação, o perdão e todas as outras bênçãos espiri­tuais. Deus não pode fazer mais do que isto por nós. Se estivermos em Cristo, tudo o que é de Cristo será nosso. Não é como se tirássemos alguma coisa de Cristo a fim de nutrir a nós mesmos, mas é entrarmos em Cristo de modo a permitirmos que flua em nós o que já está nele.

Ao sermos batizados, somos batizados em Cristo — não meramente somos batizados na água mas somos batizados em Cristo. Segundo a última cláusula de Romanos 6:3 ("fomos batiza­dos na sua morte"), a água do batismo mencio­nada nesse versículo aponta para a morte. Mas segundo a primeira cláusula do mesmo versículo ("fomos batizados em Cristo"), a água também se refere a Cristo. Freqüentemente vamos a Deus buscando um copo d'água. Não, Deus quer que entremos em Cristo. Se esclarecermos este ponto, saberemos que não é uma questão de nós mesmos, nem o nosso pedir que Deus faça algo em nós; é, antes, Cristo, e todas as coisas estão nele.


"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

Como não podemos ser condenados? Estando em Cristo. Você pode dizer a Deus: "Sou peca­dor, por favor, perdoa-me e não me condenes"? Não, Deus não pode fazer isto diretamente para você, ele somente pode perdoá-lo em Cristo. Você não deve olhar para si mesmo; deve olhar para Cristo. Permita-me perguntar:
— Como é que você sabe que não será conde­nado no futuro? Pode você confiar na experiên­cia que teve em certa época, em determinado dia?
 É claro que você somente pode firmar-se e estar seguro no que as Escrituras dizem. Então nem eu nem todos os pregadores do mundo nem o próprio Deus podemos refutá-lo; e isto porque a Palavra de Deus afirma: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus."
 "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5:17).
Diz esta passa­gem o quanto fui mudado? De maneira nenhu­ma. Simplesmente diz que se alguém está em Cristo, é nova criatura. Alguém pode asseverar ter sido um cristão fraco por vários anos até que em certo ano e em determinado mês foi vivificado, assim tornando-se uma nova criatura. A tal pessoa perguntaria:
— Qual é o fundamento para sua afirmação de que em tal tempo você se tornou uma nova criatura?
A única base verdadeira reside não no fa.to de que em certa hora de reavivamento a pessoa transformou-se em nova criatura, mas no que a Palavra de Deus declarou; a saber, se alguém está em Cristo Jesus, é nova criatura.
 Talvez alguém argumente que a despeito do que as Escrituras dizem a respeito de ser ele uma nova criatura, examinando-se a si mesmo não parece ser muito novo.
Talvez alguém argumente que a despeito do que as Escrituras dizem a respeito de ser ele uma nova criatura, examinando-se a si mesmo não parece ser muito novo.
Novamente minha res­posta seria:

— São muitos os pecadores e os santos que têm falta de fé!
 Permitam-me encorajar a todos nós a ajoelhar-nos e orar: "Deus, louvo-te e dou-te graças; tua Palavra diz que se alguém está em Cristo é nova criatura. Estou em Cristo, portanto sou nova criatura." Sempre que lhe vier a tentação que lhe diz que você ainda é uma velha criatura, você precisa somente responder com a Palavra de Deus que diz que você está em Cristo e logo é nova criatura; Satanás baterá apressadamente em retirada. Ou se você simplesmente ficar do lado da Palavra de Deus e não der nenhuma atenção à tentação, você também terá a vitória. Pois a vitória não depende de sentimentos, mas da Palavra de Deus.
Permita-me reiterar uma vez mais a verdade que Deus nada fará em você. Se ele extraísse a raiz de nosso pecado, não teríamos necessidade de confiar nele desse dia em diante. Mas Deus realizou todas as coisas em Cristo a fim de que possamos ir a ele dia após dia. Ele não pode mentir; o que ele diz é verdade. E se crermos, tal confiança será nossa. Este é o segredo da vitória.
"Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado" (Efésios 1:6).
Deus aceita-nos somente eu seu Ama­do — a saber, em Cristo. Ninguém pode ser aceito por Deus fora de Cristo, pois Deus somen­te pode receber-nos e aceitar-nos nele.
"No qual [o Filho do amor de Deus] temos a redenção, a remissão dos pecados" (Colossenses 1:14).
Redenção e remissão são algo que só se encontra em Cristo. Suponhamos que um crente tenha pecado e peça a Deus que lhe perdoe. Você sabe quando Deus lhe perdoa? Alguns dizem que oremos até recebermos paz no cora­ção, pois é esta a evidência do perdão. Não existem muitos que têm cometido muitos peca­dos e no entanto seus corações estão em paz? Não há muitos também cujos pecados já foram perdoados mas ainda se sentem conturbados? Quão totalmente incerto é o sentimento huma­no! Caso o cristão tenha pecado, por quanto tempo você lhe dirá que deve orar a fim de receber o perdão? Que se saiba que há mais de mil e novecentos anos Cristo já tinha levado nossos pecados: que você já tinha morrido na morte de Cristo, e assim já recebeu o perdão. Tudo está bem se simplesmente você se apro­priar do que Cristo já realizou por você. Se esperar que Deus faça algo novo em você, poderá ter de esperar até que chegue a eternida­de. Hoje, quando pedimos perdão a Deus, isto significa simplesmente deixar que o perdão que já está em Cristo flua para dentro de nós. Recebemos perdão por crermos que Deus já nos perdoou em Cristo. Isso não depende de senti­mento.
"Aquele [Cristo] que não conheceu pecado, ele [Deus] o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

Somos justificados por estarmos em Cristo. Não é por termos feito boas obras que Deus nos justifica. Deus nos justifica em seu Filho. Se esperarmos até sermos justos para crer, jamais creremos.
"À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" (1 Coríntios 1:2).
Assim como somos justificados por estarmos em Cristo, tam­bém somos santificados por estarmos nele. O grande erro de muitos é presumir que em dado mês ou em certo dia Deus lhes concede santificação e assim são santificados. Permita-me dizer-lhe que se você hoje espera que Deus o santifique, você jamais será santificado. Você somente pode apropriar-se do que Cristo já realizou por você.
Preferiríamos ser como a luz de um carro que provém da pouca eletricidade armazenada no carro. Mas se estamos em Cristo, seremos como uma luz de uma casa. Embora a eletricidade não esteja na lâmpada, flui para ela; pois assim que se liga o interruptor, a conexão é feita e a luz se acende. Mas quando se desliga o interruptor e a conexão é desfeita, a luz se apaga. Ora, enquanto permanecemos unidos com Cristo, temos tudo; mas se houver interrupções, seremos como os gentios. Nunca obra alguma foi feita em nós, uma vez que tudo foi feito em Cristo. Somos simples condutores.
"Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38, 39).

Nenhuma destas coisas pode separar-nos do amor de Deus por um motivo muito importante — e este é o amor em Cristo Jesus. "Nele [Cristo] estais aperfeiçoados" (Colossenses 2:10).
Nosso aperfeiçoamento não é devi­do a alguma coisa feita em nós mas devido ao nosso estar em Cristo. "Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte" (Romanos 8:2). Somos libertos não por causa de nós mesmos mas por estarmos em Cristo. Bem-aventurado é aquele que crê nisto,

Deus "nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3). Podemos desfrutar deste versículo sem limite de tempo. toda sorte de bênção que existe, está em Cristo. Tendo um versículo como este, a pessoa pode continua­mente dizer: "Graças e louvor a Deus, pois Ele me deu toda a sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."
A extensão de sua fé no que Deus disse, a essa extensão, tudo o que Ele disse será real para você.
"Para que tenhais paz em mim [Jesus]" (João 16:33). Não se encontra paz fora do Senhor. Enquanto permanecemos no Senhor temos a paz do Senhor.

"Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e miseri­córdias" (Filipenses 2:1). Tudo está em Cristo.
"Conheço um homem em Cristo" (2 Coríntios 12:2). Eis um homem em Cristo, um homem que está totalmente nele.

Oh, se cuidadosamente lermos a Bíblia, não pediremos que Deus faça nada em nós. No caso de estarmos esperando que ele faça algo em nós, ficaremos desapontados não somente hoje e amanhã mas até o dia em que partirmos deste mundo. No reino natural, se o interruptor esti­ver desligado, como é que alguém pode esperar que a luz brilhe? Mas assim que ligamos o interruptor, a luz chega imediatamente. Assim também é no reino espiritual; sem crer constan­temente em Cristo, não temos a vitória. Precisa­mos de Cristo em cada momento. Nele temos tudo.


Como estar em Cristo


(1) Aquele que crê em Cristo está em Cristo. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Isto é união. Cremos em Cristo.
(2) Tendo crido em Cristo, devemos também ser batizados nele. Ser batizado na água é ser batizado em Cristo: "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?" (Roma­nos 6:3). Assim como a pessoa é batizada na água, também é batizada em Cristo. Se colocás­semos uma moeda de cobre numa garrafa de ácido sulfúrico, a moeda de cobre desapareceria porque se derreteria no ácido. Da mesma forma, quando a pessoa é batizada em Cristo torna-se uma com ele. Isto é fé.

(3) De Deus somos um em Cristo (veja 1 Coríntios 1:30). É Deus quem nos batiza em Cristo. Ao crermos interiormente e sermos bati­zados externamente, Deus nos une a Cristo. E assim temos a justiça, a santificação e a reden­ção. Não temos justiça nenhuma, porém Cristo é a nossa justiça. Não temos santificação alguma, mas Cristo é nossa santificação. Não temos redenção alguma, mas ele é nossa redenção. Veremos Cristo em todas as coisas. Possa Deus tirar o véu que nos cobre para que vejamos quão perfeita é a obra que realizou para nós.

Hudson Taylor despendeu grande esforço na busca da vitória. Ele reconheceu que a despeito de seu pedir constante, Deus não lhe concedia vitória. Certo dia ele leu as palavras de Cristo em João 15:5: "Eu sou a videira, vós os ramos." Instantaneamente recebeu a luz. Ajoelhando-se, orou: "Sou a pessoa mais boba do mundo inteiro. A vida vitoriosa que procuro é algo que já possuo. Vós sois os ramos, disse Jesus; ele não disse que nos tornaríamos um ramo." Por mui­tos anos ele pediu que fosse ligado à árvore como um ramo, sem perceber que já era um ramo ligado à árvore. Mas foi somente depois de receber a revelação de Deus que teve fé real. Desse dia em diante teve uma vida vitoriosa e realizou grandes coisas para o Senhor. Algum tempo mais tarde, pediram-lhe que falasse na Convenção de Keswick, na Inglaterra, e foi essa a história que ele contou lá. Ele disse: "Eu estava derrotado, logo procurava a vitória; mas a vitória nunca chegava. Mas no dia em que eu cri, a vitória chegou."
Percebamos que não é preciso esforçar-nos a fim de receber a seiva da raiz para alimentar-nos, pois já somos ramos unidos à árvore. Não precisamos nos preocupar com nada, exceto permanecermos ramos. Não devemos tentar conseguir algo da árvore, mas simplesmente que somos os ramos. Deus nos uniu a Cristo, a árvore. E tudo o que é de Cristo é nosso. Crendo, temos a vitória. Por um lado somos batizados em Cristo e por outro, mantemos contato com ele por meio do pão e do cálice. Assim fazendo, permitimos que sua vida flua através de nós.







Em Cristo, O que temos em Cristo Em Cristo, O que temos em Cristo Reviewed by Francisco Souza on 11:49 Rating: 5

Nenhum comentário:




Carregar mais...
Gostou do que leu? Comente sobre este estudo!

Obs: Todos os comentários são moderados. Regras:
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Não use palavras depreciativas, este é um site cristão;
- Escreva somente sobre o assunto do post; se deseja falar algo não relacionado ao post use o Formulário de Contato;

Os comentários no Facebook e no próprio site representam a opinião dos seus respectivos autores, e não do autor do site.

Tecnologia do Blogger.