Cremos no amor obra de Deus
Cremos no amor obra de Deus
1) JESUS CRISTO: Cremos em Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da
Santíssima Trindade; que Ele é eternamente um com o Pai; que encarnou pelo
Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria e, assim, duas naturezas perfeitas e
completas, isto é, a Divindade e a humanidade, se uniram em uma Pessoa,
verdadeiro Deus e verdadeiro homem — o Deus-homem.
Cremos que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos e tomou de novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence à perfeição da natureza humana, e com isto subiu ao céu, onde Se ocupa em interceder por nós. (Mateus 1:20-25; 16:15-16; Lucas 1:26-35; João 1:1-18; Atos 2:22-36; Romanos 8:3, 32-34; Gálatas 4:4-5; Filipenses 2:5-11; Colossenses 1:12-22; I Timóteo 6:14-16; Hebreus 1:1-5; 7:22-28; 9:24-28; I João 1:1-3; 4:2-3, 15).
Cremos que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e que Ele verdadeiramente ressuscitou dos mortos e tomou de novo o Seu corpo, juntamente com tudo o que pertence à perfeição da natureza humana, e com isto subiu ao céu, onde Se ocupa em interceder por nós. (Mateus 1:20-25; 16:15-16; Lucas 1:26-35; João 1:1-18; Atos 2:22-36; Romanos 8:3, 32-34; Gálatas 4:4-5; Filipenses 2:5-11; Colossenses 1:12-22; I Timóteo 6:14-16; Hebreus 1:1-5; 7:22-28; 9:24-28; I João 1:1-3; 4:2-3, 15).
2) ESPÍRITO SANTO:
Cremos no Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele está sempre presente e operando eficientemente dentro da Igreja de Cristo e com ela, convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependem e crêem, santificando os crentes e guiando em toda a verdade tal como está em Jesus. (João 7:39; 14:15-18, 26; 16:7-15; Atos 2:33; 15:8-9; Romanos 8:1-27; Gálatas 3:1-14; 4:6; Efésios 3:14-21; I Tessalonicenses 4:7-8; II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2; I João 3:24; 4:13).
Cremos no Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele está sempre presente e operando eficientemente dentro da Igreja de Cristo e com ela, convencendo o mundo do pecado, regenerando aqueles que se arrependem e crêem, santificando os crentes e guiando em toda a verdade tal como está em Jesus. (João 7:39; 14:15-18, 26; 16:7-15; Atos 2:33; 15:8-9; Romanos 8:1-27; Gálatas 3:1-14; 4:6; Efésios 3:14-21; I Tessalonicenses 4:7-8; II Tessalonicenses 2:13; I Pedro 1:2; I João 3:24; 4:13).
3 ) ESCRITURAS SAGRADAS: Cremos na inspiração plena das Escrituras
Sagradas, pelas quais entendemos os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos,
dados por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a nosso
respeito em tudo o que é necessário à nossa salvação, de maneira que o que não
se encontra nelas não pode ser imposto como artigo de fé. (Lucas 24:44-47; João
10:35; I Coríntios 15:3-4; II Timóteo 3:15-17; I Pedro 1:10-12; II Pedro
1:20-21).
4) PECADO: Cremos que o pecado veio ao mundo através da
desobediência dos nossos primeiros pais e, pelo pecado, veio a morte. Cremos
que o pecado se manifesta de dois modos: pecado original ou depravação, e
pecado atual ou pessoal. (Pecado Original: Gênesis 3; 6:5; Jó 15:14; Salmo
51:5; Jeremias 17:9-10; Marcos 7:21-23; Romanos 1:18-25; 5:12-14; 7:1—8:9; I
Coríntios 3:1-4; Gálatas 5:16-25; I João 1:7-8 Pecado Pessoal: Mateus 22:36-40;
(com I João 3:4); João 8:34-36; 16:8-9; Romanos 3:23; 6:15-23; 8:18-24; 14:23;
I João 1:9—2:4; 3:7-10).
5) EXPIAÇÃO: Cremos que Jesus Cristo, pelos Seus
sofrimentos, pelo derramamento do Seu próprio sangue e pela Sua morte na Cruz,
fez uma expiação completa para todo o pecado humano; e que esta Expiação é a
única base de salvação; e que é suficiente para cada pessoa da raça de Adão. A
Expiação é benignamente eficaz para a salvação dos irresponsáveis e para as
crianças na inocência, mas somente é eficaz para a salvação daqueles que chegam
à idade da responsabilidade, quando se arrependem e crêem. (Isaías 53:5-6, 11;
Marcos 10:45; Lucas 24:46-48; João 1:29; 3:14-17; Atos 4:10-12; Romanos 3:21-26;
4:17-25; 5:6-21; I Coríntios 6:20; II Coríntios 5:14-21; Gálatas 1:3-4;
3:13-14; Colossenses 1:19-23; I Timóteo 2:3-6; Tito 2:11-14; Hebreus 2:9;
9:11-14; 13:12; I Pedro 1:18-21; 2:19-25; I João 2:1-2).
6) GRAÇA: Cremos que a criação da raça humana à imagem de Deus inclui a capacidade de escolher entre o bem e o mal e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que pela queda de Adão se tornaram depravados, de maneira que agora não são capazes de se voltar e se reabilitar pelas suas próprias forças e obras, e, desta forma, renovar a fé e a comunhão com Deus. Mas também cremos que a graça de Deus mediante Jesus Cristo é dada gratuitamente a todos os seres humanos, capacitando todos os que queiram converter-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo para perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista. Cremos que todas as pessoas, ainda que possuam a experiência de regeneração e inteira santificação, podem cair da graça, apostatar e, a menos que se arrependam do seu pecado, ficar eternamente perdidas e sem esperança.
7) ARREPENDIMENTO:
Cremos que o arrependimento, que é uma
sincera e completa mudança do pensamento no que diz respeito ao pecado,
incluindo o sentimento de culpa pessoal e o afastamento voluntário do pecado, é
exigido de todos aqueles que, por ato ou propósito, se fazem pecadores contra
Deus. O Espírito de Deus dá a todos que quiserem arrepender-se a ajuda benigna
da penitência do coração e a esperança da misericórdia, a fim de que possam
crer para o perdão e a vida espiritual. (II Crônicas 7:14; Salmos 32:5-6;
51:1-17; Isaías 55:6-7; Jeremias 3:12-14; Ezequiel 18:30-32; 33:14-16; Marcos
1:14-15; Lucas 3:1-14; 13:1-5; 18:9-14; Atos 2:38; 3:19; 5:31; 17:30-31;
26:16-18; Romanos 2:4; II Coríntios 7:8-11; I Tessalonicenses 1:9; II Pedro
3:9).
8) JUSTIFICAÇÃO,
REGENERAÇÃO e ADOÇÃO:
Cremos que a justificação é aquele ato gracioso e judicial de Deus, pelo qual Ele concede pleno perdão de toda a culpa, a remissão completa da pena pelos pecados cometidos e a aceitação como justo a todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e O recebem como Senhor e Salvador.
REGENERAÇÃO e ADOÇÃO:
Cremos que a justificação é aquele ato gracioso e judicial de Deus, pelo qual Ele concede pleno perdão de toda a culpa, a remissão completa da pena pelos pecados cometidos e a aceitação como justo a todos aqueles que crêem em Jesus Cristo e O recebem como Senhor e Salvador.
Cremos que a regeneração, ou o novo nascimento, é aquela
obra da graça de Deus pela qual a natureza moral do arrependido que confia em
Deus é vivificada espiritualmente, recebendo uma vida distintamente espiritual,
capaz de fé, amor e obediência.
Cremos que a adoção é aquele ato gracioso de Deus pelo qual
o crente justificado e regenerado se constitui um filho de Deus.
Cremos que a justificação, a regeneração e a adoção são
simultâneas na experiência daqueles que buscam a Deus e são obtidas na condição
de haver fé, precedida pelo arrependimento; e que o Espírito Santo testifica
desta obra e estado de graça. (Lucas 18:14; João 1:12-13; 3:3-8; 5:24; Atos
13:39; Romanos 1:17; 3:21-26, 28; 4:5-9, 17-25; 5:1, 16-19; 6:4; 7:6; 8:1,
15-17; I Coríntios 1:30; 6:11; II Coríntios 5:17-21; Gálatas 2:16-21; 3:1-14,
26; 4:4-7; Efésios 1:6-7; 2:1, 4-5; Filipenses 3:3-9; Colossenses 2:13; Tito 3:4-7;
I Pedro 1:23; I João 1:9; 3:1-2, 9; 4:7; 5:1, 9-13, 18).
9) INTEIRA SANTIFICAÇÃO: Cremos que a inteira santificação é
aquele ato de Deus, subseqüente à regeneração, pelo qual os crentes são
libertados do pecado original, ou depravação, e levados a um estado de inteira
devoção a Deus e à santa obediência do amor tornado perfeito.É operada pelo
batismo com o Espírito Santo e compreende, numa só experiência, a purificação
do coração e a permanente presença íntima do Espírito Santo, dando ao crente
poder para uma vida santa e para serviço. A inteira santificação é garantida
pelo sangue de Jesus, realiza-se instantaneamente pela fé, precedida pela
inteira consagração; e desta obra e estado de graça o Espírito Santo testifica.
Esta experiência é também conhecida por vários termos que
representam diferentes aspectos dela, tais como: "perfeição cristã",
"perfeito amor", "pureza do coração", "batismo com o
Espírito Santo", "plenitude da bênção" e "santidade
cristã".
Cremos que há uma distinção bem definida entre um coração
puro e um caráter maduro. O primeiro é obtido instantaneamente, como resultado
da inteira santificação; o último resulta de crescimento na graça. Cremos que a
graça da inteira santificação inclui o impulso para crescer na graça. Contudo,
este impulso deve ser conscientemente alimentado; e deve ser dada cuidadosa
atenção aos requisitos e processos de desenvolvimento espiritual e avanço no
caráter e personalidade semelhantes a Cristo. (Jeremias 31:31-34; Ezequiel
36:25-27; Malaquias 3:2-3; Mateus 3:11-12; Lucas 3:16-17; João 7:37-39;
14:15-23; 17:6-20; Atos 1:5; 2:1-4; 15:8-9; Romanos 6:11-13, 19; 8:1-4; 8-14;
12:1-2; II Coríntios 6:14—7:1; Gálatas 2:20; 5:16-25; Efésios 3:14-21; 5:17-18,
25-27; Filipenses 3:10-15; Colossenses 3:1-17; I Tessalonicenses 5:23-24;
Hebreus 4:9-11; 10:10-17; 12:1-2; 13:12; I João 1:7, 9) ("Perfeição
cristã", "perfeito amor": Deuteronômio 30:6; Mateus 5:43-48;
22:37-40; Romanos 12:9-21; 13:8-10; I Coríntios 13; Filipenses 3:10-15; Hebreus
6:1; I João 4:17-11.
10) A IGREJA: Cremos na Igreja, a comunidade que confessa a
Jesus Cristo como Senhor, o povo da aliança de Deus feito novo em Cristo, o
Corpo de Cristo chamado e congregado pelo Espírito Santo através da Palavra.
Deus chama a Igreja a exprimir a sua vida na unidade e comunhão do Espírito; na
adoração através da pregação da Palavra, na observação dos sacramentos e no
ministério em Seu nome; pela obediência a Cristo e responsabilidade mútua. A
missão da Igreja no mundo é a de continuar a obra redentora de Cristo no poder
do Espírito, através de viver santo, evangelismo serviço. A Igreja é uma
realidade histórica que se organiza em moldes culturalmente condicionados;
existe tanto como um corpo universal quanto congregação local; separa pessoas
chamadas por Deus para ministérios específicos. Deus chama a Igreja para viver
sob a Sua orientação, enquanto ela anticipa a consumação na vinda do nosso
Senhor Jesus Cristo. (Êxodo 19:3; Jeremias 31:33; Mateus 8:11; 10:7; 16:13-19,
24;18:15-20; 28:19-20; João 17:14-26; 20:21-23; Atos 1:7-8; 2:32-47;
6:1-2;13:1; 14:23; Romanos 2:28-29; 4:16; 10:9-15; 11:13-32; 12:1-8; 15:1-3;I
Coríntios 3:5-9; 7:17; 11:1,17-33; 12:3,12-31; 14:26-40; II Coríntios 5:11-6:1,
Gálatas 5:6, 13-14; 6:1-5,15; Efésios 4:1-17; 5:25-27; Filipenses 2:1-16; I
Tessalonicenses 4:1-12; I Timóteo 4:13; Hebreus 10:19-25; I Pedro 1:1-2, 13;
2:4-12, 21; 4:1-2; 10-11; I João 4:17; Judas 1:24; Apocalipse 5:9-10).
11) BATISMO:
Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo nosso Senhor, é um sacramento que significa a aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é declarativo da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e do seu pleno propósito de andar obedientemente em santidade e justiça. Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças poderão ser batizadas quando os pais ou tutores o pedirem, os quais ficarão na obrigação de lhes assegurar o necessário ensino cristão. O batismo pode ser administrado por aspersão, afusão ou imersão, segundo o desejo do candidato. (Mateus 3:1-7; 28:16-20; Atos 2:37-41; 8:35-39; 10: 44-48; 16:29-34; 19:1-6; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:26-28; Colossenses 2:12; I Pedro 3:18-22).
Cremos que o batismo cristão, ordenado pelo nosso Senhor, é um sacramento que significa a aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo, para ser administrado aos crentes e é declarativo da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e do seu pleno propósito de andar obedientemente em santidade e justiça. Sendo o batismo símbolo da nova aliança, as crianças poderão ser batizadas quando os pais ou tutores o pedirem, os quais ficarão na obrigação de lhes assegurar o necessário ensino cristão. O batismo pode ser administrado por aspersão, afusão ou imersão, segundo o desejo do candidato. (Mateus 3:1-7; 28:16-20; Atos 2:37-41; 8:35-39; 10: 44-48; 16:29-34; 19:1-6; Romanos 6:3-4; Gálatas 3:26-28; Colossenses 2:12; I Pedro 3:18-22).
12) A CEIA DO SENHOR : Cremos que a Ceia Memorial e de
Comunhão, instituída por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é essencialmente
um sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial de Jesus, e
de que os crentes, pelo merecimento desta, têm vida e salvação e promessa de
todas as bênçãos espirituais em Cristo. É distintivamente para aqueles que
estão preparados para uma reverente apreciação do seu significado e por meio
dela anunciam publicamente a morte do Senhor, até que Ele venha de novo. Sendo
esta a festa da Comunhão, somente aqueles que têm fé em Cristo e amor pelos
irmãos devem ser convidados a participar dela. (Êxodo 12:1-14; Mateus 26:26-29;
Marcos 14:22-25; Lucas 22:17-20; João 6:28-58; I Coríntios 10:14-21; 11:23-32).
13) CURA DIVINA :Cremos na doutrina bíblica da cura divina e
exortamos o nosso povo a procurar oferecer a oração da fé para a cura dos
doentes. Cremos, também, que Deus cura através de recursos da ciência médica.
(II Reis 5:1-19; Salmo 103:1-5; Mateus 4:23-24; João 4:46-54; 9:18-35; Atos
5:12-16; 9:32-42; 14:8-15; I Coríntios 12:4-11; II Coríntios 12:7-10; Tiago
5:13-16).
14) SEGUNDA VINDA DE CRISTO :Cremos que o Senhor Jesus
Cristo voltará outra vez; que nós, os que estivermos vivos na Sua vinda, não
precederemos aqueles que morreram em Cristo Jesus; mas que, se permanecermos
n'Ele, seremos arrebatados com os santos ressuscitados para encontrarmos o
Senhor nos ares, de sorte que estaremos para sempre com o Senhor. (Mateus
25:31-46; João 14:1-3; Atos 1:9-11; Filipenses 3:20-21; I Tessalonicenses
4:13-18; Tito 2:11-14; Hebreus 9:26-28; II Pedro 3:3-15; Apocalipse 1:7-8;
22:7-20).
Cremos no amor obra de Deus
Reviewed by Francisco Souza
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